O projeto Ótima Ideia tem como principal motor a responsabilidade social, que evidencia a necessidade de ações para combater a desigualdade e proporciona, em escala comunitária, esperança através da educação.
Um estudo realizado pela ITDP Brasil¹ e Ipea² faz um retrato das desigualdades de acesso a oportunidades nas maiores cidades brasileiras no ano de 2019, com estimativas de acesso a empregos, serviços de saúde e educação. Esse estudo calculou os níveis de acessibilidade em alta resolução espacial, e desagregou os dados por grupos socioeconômicos segundo nível de renda e cor/raça.
Os diagnósticos da pesquisa revelam:
1.Em todas as vinte cidades estudadas, a concentração de atividades nas áreas urbanas centrais não facilitam a inclusão dos moradores de regiões de periferia, marcadas por desertos de oportunidades.
2.Ainda, os resultados apontam que a população branca e de alta renda têm em média mais acesso a oportunidades de trabalho, saúde e educação do que a população negra e pobre em todas as cidades estudadas, independentemente do meio de transporte considerado.
Segundo o SENAC, alguns dos aspectos que formam o perfil dos melhores profissionais são habilidades como a criatividade, comunicação, inovação, capacidade de escuta, boa relação interpessoal, etc.
A instituição, contudo, não deixa de citar: “o profissional precisa manter-se sempre atualizado, fazer cursos de especialização, ter uma aprendizagem continuada”
Pode-se afirmar que os jovens que procuram inserção no mercado de trabalho devem apresentar, além das suas habilidades naturais, alguns aspectos que são desenvolvidos através do estudo.
Segundo Cíntia Monteiro, Assessora Técnica de RH da Fundação Mudes, “A constante atualização educacional possibilita o aperfeiçoamento contínuo, entender melhor o contexto, o ambiente no qual está inserido, e estar a par das inovações e mudanças, troca de conhecimento e experiências.”
Inscreva-se no nosso projeto